CADERNO
Mapa irregular do nosso descontínuo interior, com os fragmentos, vozes, reflexões, imagens de lirismo e revolta - inclusive amostras de cerâmica verbal - dos muitos personagens imprecisos que o animam. Afloramento de íntimos arquepélagos...

Aníbal Machado, Cadernos de João




Fechei os olhos e fiz um risco ao acaso. Era o meu desenho preferido na escola. Com o lápis negro eu deixava correr livre a mão para fazer bordas. Em seguida, preencher os espaços em branco com lápis de cor como bem quisesse. Sempre gostei deste mais do que todos. E foi assim, num movimento circular, que me cartografei nEla e Ela se cartografou em mim. Meio a roda da saia da cidade-mãe, meio a partitura dos passos da filha, mexe, remexe, rodopia.
Fechei os olhos e me risquei ao acaso. Das voltas, deu barriga.